domingo, 26 de setembro de 2010

Carta de um ex-assinante do Estadão

O Editorial raivoso e golpista do jornal O Estado de São Paulo

Estamos diante mais uma vez de uma ação da velha mídia golpista: O melancólico Editorial do Jornal (?) O Estado de São Paulo veiculado na edição do dia 26 de setembro de 2010. Como disse o brilhante Brizola Neto: O Editorial não é pró Serra e sim anti-Lula, já que dedica sete linhas para falar sobre Serra, dizendo sobre seu "currículo exemplar" (???), e destila por nove parágra fos toda a raiva e veneno que a imprensa brasileira corrupta e elitista tem do primeiro presidente da República que governou pensando em todos os brasileiros.

A imprensa golpista não aceita raivosamente o fato do presidente Lula ter sido altamente vitorioso no seu governo e se tornado o maior estadista que este País já teve, fato que contrariou todas as teses preconceituosas que a velha mídia golpista pregava contra Lula, prevendo que sua gestão seria um fracasso.

A verdade é que ninguém espera boas fragrâncias de um esgoto e da mesma forma não se pode contar com a seriedade de um jornal que emprestou apoio à ditadura militar e à perversa política neoliberal de Fernando Henrique Cardoso.

É lamentável que este jornal tenha nota zero de sabedoria e respeito ao povo e receba nota dez para o golpismo midiático. Para golpes contra as liberdades são altamente graduados, como em 1964, cujo apoio da mídia paulista contribuiu para a instalação de uma ditadura destruidora de todos os diretos e todas as liberdades, inclusive o mais importante bem jurídico: o direito à vida.

Caso a sabedoria e o amor pelo país prevalecesse sobre o viés golpista destes jornais, não seria defendido um projeto que representa uma situação falimentar do Estado, retrógrado e socialmente excludente, que prevaleceu num passado que o povo brasileiro quer esquecer.

Tenho pena de um país que acredita em jornais como esse. Seu povo será eterno escravo das elites. Pobre de um país e de seu povo cujas decisões de Estado são tomadas pelos governantes a partir das ordens e das opiniões dos donos dos veículos da velha mídia. Por não mandarem mais no País é que se voltam contra o Presidente Lula e a candidata Dilma Roussef.

O povo brasileiro sabe de fato que Lula e Dilma representam um presente e um futuro bem diferente do passado horrível que vivemos neste país, passado que foi defendido pela velha imprensa, que, conforme já mencionado, mas que deve ser repetido com ênfase: Esta imprensa que hoje fala em democracia e desenvolvimento emprestou apoio à ditadura militar e ao governo entreguista e neoliberal comandado por Fernando Henrique Cardoso.

O destino deste ridículo editorial deveria ser a piada nas redes sociais, até porque é isto que ele representa ao dizer que Serra tem um currículo exemplar (?). As "maravilhas" da Administração serrista e tucana em SP só existem nas páginas do Estadão, Folha, Globo, Veja, que deliberadamente omitem o desgoverno que aqui existe.

O povo de São Paulo tem um vácuo de informações no que tange aos problemas do Estado. Diante da ausência de informações sobre o desgoverno dos tucanos em São Paulo só restava partir para esta vitimizaçà £o que se desenhou em torno do candidato, colocando-o como vítima de uma conspiração e perseguição política. O maior crime que a imprensa brasileira cometeu com este comportamento de privilegiar um candidato foi deixar de realizar o debate necessário de inúmeros problemas brasileiros, discussão que não tinha espaço na mídia, que só se prestava a "vitimizar" José Serra.

Não há como negar que a imprensa paulista está de mãos dadas com os tucanos, por motivos inconfessáveis. Será que 5.200 assinaturas das revistas e dos jornais, pagos com dinheiro do contribuinte paulista, pode justificar tamanha adesão ao serrismo? Estas assinaturas e os milhões de reais que receberam são suficientes para jogar no lixo os "135 anos" de história do Estadão? Será que o "currículo exemplar" se materializa porque Serra reprimiu com violência policial os movimentos sociais, notadamente os professores, o que fez lembrar, com perfeita adequação, o autoritarismo da ditadura militar?

A maior piada do Editorial é a justificativa de que o apoio a Serra se sustenta porque o presidente Lula compromete a liberdade de imprensa, o que se acentuaria com a eleição de Dilma e portanto seria "O Mal a evitar", como se vê do próprio título do abestalhado escrito terrorista-eleitoral. Omite deliberadamente o jornal a maneira rude como Serra trata jornalistas, fato que ocorreu em diversas ocasiões. Engraçado que este comportamento não o torna uma "pessoa dura", tal como fez crer o "casal 45" na entrevista (?) ou "interrogatório" que o golpista Jornal Nacional realizou com a candidata Dilma Roussef, que foi acusada de ser autoritária. Se José Serra é assim na frente das câmeras o que se dirá no trato com os assessores e servidores.

A amizade e outros favores para os barões da mídia colocam José Serra a salvo de seu comportamento desequilibrado com os profissionais de imprensa. Quem censurou de fato a imprensa foi o candidato escolhido pelo Editorial, que subtraiu a fita de uma entrevista, na qual se comportou com alto grau de nervosismo e deselegância com os entrevistadores.

Seja honesto jornal "O Estado de São Paulo". Tenha um mínimo de ética e dignidade e reconheça que o presidente Lula nunca interferiu na liberdade de imprensa, ao contrário de José Serra que intimidou jornalistas, faliu a TV Cultura, o que levou ao escárnio o programa Roda Viva, que já foi considerado um dos melhores programas de televisão do mundo.

Quem ameaça a liberdade é o candidato José Serra, que planejou a demissão de jornalistas altamente conceituados, como Luis Nassif, um dos melhores e mais cultos profissionais de imprensa deste país.

Depois de várias certezas, outro fato que me parece incontestável e neste ponto tenho de me valer das informações que colhi do excelente blog do jornalista Luis Nassif: os 24 dias do setembro de Fogo contra Lula e Dilma mereceram do Jornal serrista "O Estado de São Paulo ou São Serra" nada mais nada menos que 24, isto mesmo, vinte e quatro manchetes desfavoráveis a Lula e Dilma. Nada, nenhuma capa, nenhuma notícia desfavorável a Serra. Como disse Nassif: E eles ainda chamam isso de "jornalismo".

Pelas notícias do Jornal "O Estado de São Paulo" e de toda a mídia golpista o candidato José Serra simplesmente não tem defeito algum. É o maior administrador público de todos os tempos. É um caso raro na humanidade, descoberto pela inteligente imprensa golpista. Os governos serristas e tucanos foram perfeitos na visão do jornal Estadão, não merecendo nenhum reparo. Hahahaha, pensa a Família Mesquita: "que se dane a ética e a dignidade no jornalismo, já que o que importa, e importa muito, é o meu sucesso financeiro e poder do meu jornal influir no governo."

Fábio - um ex-assinante e ex-leitor do jornal que representa um passado que o povo brasileiro quer esquecer. Jornal ou panfleto serrista?


Leia mais em: O esquerdopata
Under Creative Commons License: Attribution

Do Blog O Esquerdopata.

Nenhum comentário: