domingo, 5 de setembro de 2010

Blogosfera herdou combatividade do JB. Palavra do Tijolaço

5 de setembro de 2010 às 16:32

por Luiz Carlos Azenha

Por conta da correria que tem sido o meu dia-a-dia, não dei o devido destaque à entrevista que fiz pela internet com o deputado Brizola Neto. Dos dias de hoje, falamos apenas sobre o Tijolaço, o blog de sucesso que ele montou.

Eu queria mesmo era saber sobre o escândalo da Proconsult, de 1982, quando o avô do deputado, Leonel Brizola, disputou o governo do Rio de Janeiro com Moreira Franco, que tinha apoio de setores do regime militar e das Organizações Globo.

Brizola Neto traçou o paralelo. Então, como hoje, a Globo tentou forjar um consenso em torno de um candidato. Então, como hoje, houve pesquisas eleitorais que serviram a determinados objetivos políticos. Então, como hoje, houve manchetes mentirosas.

No dia da eleição, a totalização dos votos encomendada pelo Tribunal Regional Eleitoral à empresa Proconsult começou com vantagem de Moreira Franco. Mas Brizola tinha montado um esquema de totalização paralelo, com a disseminação dos resultados através das rádios AM e FM do Jornal do Brasil. Além disso, o candidato botou a boca no mundo denunciando a possível fraude a correspondentes internacionais baseados no Rio de Janeiro. Enquanto isso, a TV Globo suprimia de seu noticiário as denúncias de fraude.

O deputado Brizola Neto disse que o papel desempenhado naquelas eleições pelos profissionais ligados ao Jornal do Brasil hoje tem sido desempenhado pela blogosfera.

Para ler o texto de um livro que tratou especificamente deste assunto, clique aqui.

Para ver a entrevista com o deputado, clique aqui.

Matéria publicada por Leda Ribeiro(Colaboradora do Blog)


Nenhum comentário: