sábado, 21 de agosto de 2010

A tendência é o PT fazer a maior bancada no Congresso Nacional, afirma sociólogo

21 de agosto de 2010

O sociólogo Alberto Carlos Almeida, autor de “A cabeça do brasileiro”, faz uma previsão: “O PT vai crescer bastante na Câmara dos Deputados, tendendo a eleger algo em torno de 120, e o PT e seus aliados terão maioria no Senado”. Antes, ele já havia feito outra previsão: “Dilma tende a derrotar Serra no primeiro turno com uma margem entre 15 a 20 pontos percentuais”.

Ele afirma que há um dado novo em relação ao PT. Trata-se de uma forte associação entre a preferência partidária pelo PT e a proporção de deputados que o partido elege. Agora em 2010, a simpatia pelo PT (revelada pelas pesquisas de intenção de voto) atingiu o nível de 25%. É possível que em setembro seja ainda maior. Se o PT ficar com uma simpatia partidária entre 27% e 30%, numa projeção conservadora, tende a eleger entre 22% e 25% de todos os deputados. Isso resulta em 110 deputados no mínimo e 130 deputados no máximo.

Em seu livro, no capítulo 2 intitulado “Por que Lula?”, ele chama atenção para um fato: o partido que menos dependia de dinheiro para conquistar votos para deputados estaduais e federais era o PT, em 2002. Ele demonstra que há uma correlação entre simpatia partidária e o voto proporcional.

O artigo "A futura bancada do PT", de Alberto Carlos Almeida, foi publicado no caderno EU&FIM de SEMANA, do Valor (20/08/2010).

# posted by Oldack Miranda @ 11:12 AM

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Se tal acontecer (o PT eleger uma grande bancada na Câmara dos Deputados), Dilma, se eleita, vai poder governar com mais tranquilidade do que o Lula. No Senado, idem. Aí o Lula contou com o que há de pior na política nacional. Queriam sangrá-lo, dar-lhe surra, chutar a canela, ...enfim, usaram e abusaram do maior desrespeito com o Chefe da Nação. O PT, nas duas casas do Congresso, comportou-se, na minha opinião, com muita firmeza em defesa dos interesses populares, votando sempre unido. Alguns vacilos aconteceram, é fato, mas, fica por conta da fragilidade humana. Realmente, o PT nunca precisou de dinheiro para conquistar votos. Certo está o autor do texto. Como militante desde sua criação, também afirmo isso. Quem simpatiza com o PT, SIMPATIZA MESMO. Que o Senado e a Câmara consigam eleger uma bancada bem progressista para facilitar os Projetos de um eventual Governo Dilma! Por tudo isso, temos que pensar muito bem na vida e nas propostas de cada candidato, na hora de votar. Os exemplos que a maioria tem dado não são nada dignificantes. Nossa juventude não pode continuar convivendo com a banalização da corrupção que, infelizmente, é protagonizada por pessoas eleitas "democraticamente". Ela merece um futuro de oportunidades para poder construir uma vida em plenitude e, por extensão, um Brasil cada vez melhor.
Vamos à luta! Até a vitória, se Deus quiser!

Nenhum comentário: