domingo, 8 de agosto de 2010

Sensus, Ibope e Vox Populi apontam vitória de Dilma no primeiro turno

domingo, 8 de agosto de 2010

Os diretores de três institutos de pesquisa – Sensus, Ibope e Vox Populi – concordam: sim, Dilma pode vencer no primeiro turno. O colunista Maurício Dias, da revista Carta Capital, conversou com os diretores Carlos Augusto Montenegro (Ibope), João Francisco Meira (Vox Populi) e Ricardo Guedes (Sensus). Ele fez uma pergunta: Dilma pode mesmo ganhar no primeiro turno?

Em maior ou menor grau todos concordam. Dilma está na frente da corrida presidencial, aumenta a possibilidade dela ganhar no primeiro turno, Serra caminha para a estagnação e entra em queda livre nas pesquisas.

Meira, do Vox Populi, confirma: sim, Dilma pode ganhar no primeiro turno porque a sociedade está satisfeita com a situação econômica, com o governo Lula, com Lula pessoalmente, com a identidade partidária e o tempo de TV ajuda. O favoritismo de Dilma tirou até mesmo a competividade da eleição.

Carlos Augusto Montenegro, do Ibope, fala abertamente sobre a possibilidade de a eleição ser decidida por Dilma em um turno só. “A eleição pode terminar no primeiro turno. Mas essa resposta só pode ser dada com mais segurança duas semanas após o início do horário eleitoral. Os programas de rádio e televisão, além dos debates, com a repercussão que geram, podem provocar mudanças. Mas a possibilidade está em todos os indicadores em alta. A virada em Minas, a diferença alta no Rio, a redução da vantagem de Serra em São Paulo.

Já Ricardo Guedes, do Sensus, diz que a hipótese de a petista vencer no primeiro turno “não pode mais ser desconsiderada”. Ele aponta um número fortíssimo da pesquisa nessa direção: ela tem 48,5% dos votos válidos. Muito próximo dos 50% (mais 1 voto) que decretariam a vitória no primeiro turno. E não acredita que o rádio e a televisão possam alterar essa tendência.

Sim, Dilma já pode encomendar o vestido da posse.


LEIA NA ÍNTEGRA
Os conteúdos aqui expostos, são do ponto de vista total e completamente do autor do blog.

Nenhum comentário: