quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PSDB recua para São Paulo

Essa matéria publicada no Estado de São Paulo mostra que os tucanos estão realmente assustados com a possibilidade de sofrerem uma forte derrota de seu candidato no próprio ninho. Eles acusaram o golpe. O movimento deles é previsível. Pode-se dizer que morderam a isca. Concentrando energias, imagens, programa em São Paulo, Serra vai continuar perdendo votos no resto do Brasil.

Além do mais, não adianta juntar prefeitos a esta altura do campeonato. Isso seria importante meses atrás, para fechar apoios políticos e partidários. O momento atual não está em mãos de prefeitos, e sim na propaganda eleitoral gratuita, na internet e nas ruas. Serra deixou passar o momento dos conchavos políticos (no bom sentido) quando postergou ao limite máximo o anúncio de sua candidatura. Perdeu ainda mais tempo no processo de escolha do vice, e que, aliás, resultou numa crise patética que desgastou enormemente sua imagem como "mais preparado".

Por outro lado, eu compreendo a estratégia do PSDB. Se eu fosse um tucano, talvez defenderia o mesmo. O partido não pode perder o seu último bastião, a sua fortaleza, que é o estado de São Paulo, e as investidas do presidente Lula produziram pânico entre os bicudos. Vão perder o Rio Grande do Sul. Correm o risco de perderem Minas. Se perderem São Paulo, como diria o oráculo de Delfos, em dias mais descontraídos, "fodeu".

# Quarta-feira, Agosto 25, 2010

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: