quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Presidente do PT anuncia processo contra Serra por injúria e difamação

Ação é motivada por declarações de tucano sobre violação de sigilos.

Em tom de ironia, Serra disse em São Paulo que ‘a vítima é a culpada’.

Robson Bonin Do G1, em Brasília

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, afirmou nesta quinta-feira (26) que o partido irá processar o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, por conta das declarações do tucano ligando a campanha de Dilma Rousseff à suposta violação de sigilos fiscais de pessoas ligadas ao PSDB.

“Vamos processar mais uma vez o candidato José Serra por injúria e difamação, que, aliás, é recorrente em fazer acusações infundadas contra o PT e contra a campanha da companheira Dilma Rousseff”, avisou Dutra. Segundo ele, a ação será protocolada até sexta-feira (27).

Em São Paulo, Serra usou de ironia ao comentar o processo que o PT pretende mover contra ele e afirmou que “a vítima é a culpada”. O advogado da campanha de José Serra, Ricardo Penteado, classificou o processo anunciado pelo presidente do PT como “tática diversionista”. Segundo Penteado, “quem tem de se explicar é a campanha da candidata do governo”.

Nesta quarta-feira (25), ao tomar conhecimento de que a Receita Federal teria violado os sigilos fiscais de outros três tucanos ligados a sua campanha e ao seu partido, Serra tinha cobrado explicações diretas de Dilma e disse que a candidatura petista seria responsável pela quebra dos sigilos.

“Trata-se de um crime contra a democracia. E a Dilma Rousseff deve uma explicação ao país. Porque isso foi feito pela campanha dela. Ela deve uma explicação sobre esse atentado contra a democracia. Quebra de sigilo é ferir, é violar a nossa Constituição. Isso foi feito por causa da campanha eleitoral. Jogo sujo de campanha. A Dilma deve agora explicar a todos o que aconteceu”, disse Serra.

Além da ação criminal por injúria e difamação contra Serra, o PT vai protocolar na Justiça comum uma ação civil por danos morais e ainda deve solicitar à Polícia Federal que apure o vazamento das informações sobre a quebra do sigilo de outros integrantes do PSDB para a imprensa.

Sobre as acusações de Serra, o presidente nacional do PT voltou a dizer que o partido ou a campanha petista nunca elaborou dossiês contra adversários: “Já reiteramos diversas vezes que não encomendamos, solicitamos, mandamos, determinamos a quem quer que fosse para montar, elaborar, redigir dossiês contra quaisquer pessoas, membros ou não do PSDB. Essa é uma acusação que tem sido reiterada contra o PT sem nenhum indício que dê sustentação a essa acusação.”

Dutra também afirmou que o PT tem interesse direto na conclusão das investigações da suposta quebra de sigilo de tucanos para evitar a construção de “factóides”. “Somos os principais interessados que esse inquérito seja concluído o mais rápido possível. Para que esse não venha a alimentar esse factóide que vem sendo criado pela oposição”, afirmou Dutra.

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: