quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Petistas comemoram desempenho de Dilma e falam que Serra está ‘desesperado’

O Globo

Leila Suwwan
SÃO PAULO – Após o debate dos presidenciáveis promovido pela Folha/UOL , petistas que acompanhavam Dilma Rousseff avaliaram que o adversário José Serra (PSDB) teve um comportamento “desesperado”, mas previsível. E consideraram natural que Marina direcionasse as críticas a ambos – PT e PSDB – porém, calculam que a verde tenta atrair os eleitores do tucano.

- Serra não está numa boa situação. Não apenas naquilo que as pesquisas refletem. O Serra tem que decidir o que quer. No primeiro momento ele era o pós-Lula e queria unir o país. Agora ele ataca o Lula e quer dividir o país. Essa coisa de biruta de aeroporto, esse caráter errático de seu comportamento é ruim para ele. Ele não tem capacidade de fixar sua mensagem para o país – disse Marco Aurélio Garcia, um dos coordenadores da campanha de Dilma e assessor especial da Presidência.

Para ele, houve “desespero” de Serra ao tentar colar a imagem de Dilma ao fisiologismo.

- Essa tentativa de fazer dela uma pessoa na garupa se desfez aqui no debate. Ela mostrou ser uma pessoa segura, com conhecimento amplo dos problemas do Brasil. É um pouco de desespero. O que ele chama de fisiologismo é uma prática generalizada da política brasileira. Quem é o governo Serra e os governo dos quais ele participou para falar de fisiologismos? Eles governaram com os partidos mais fisiológicos do país. É discurso para a platéia e reflete a desidratação da candidatura dele.

Ele opinou ainda que Marina tenta angariar votos no segmento de Serra

- Em um determinado momento, me pareceu que ela estava tentando tirar uma casquinha do Serra, tirar voto do Serra. Ela deve ter se dado conta de que o Serra não só não está progredindo como está regredindo.

Segundo o coordenador de Comunicação da campanha de Dilma, Rui Falcão, os ataques de Serra não se fixarão, apenas a ideia de que ele é o “anti-Lula”.

- Parece atitude de desespero. Até na intervenção final ele ataca o governo Lula. Nós passamos meses tentando identificar ele como anti-Lula. Agora ele faz isso espontaneamente. Mas é apenas uma repetição de temas batidos que não tem credibilidade com a população.

Sobre Marina, ele opina que a meta é aumentar suas bancadas legislativas.

- Marina tenta a todo custo crescer, não com expectativa de ganhar a eleição, mas de reforçar as bancadas e fazer o partido crescer. Ela tenta ser alternativa e quebrar a polarização. É normal que em um momento ela critique um, em outro ela critique outro. Mas acho que ela focou mais no Serra.

O presidente do partido, José Eduardo Dutra, tentou não polemizar. Disse que o discurso de Serra deve ficar ainda mais acirrado, devido à “falta de projeto”.

- É natural a subida de tom, mas o clima foi mais animado do que o debate da Band. A Dilma foi excelente.

Ele também descartou teorizar sobre a estratégia de Marina.

- Acho que ela se saiu bem. Nós não nos preocupamos com estratégia da Marina, cada candidato escolhe a estratégia deles.

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: