domingo, 15 de agosto de 2010

Metade do eleitorado crê na vitória de Dilma

domingo, 15 de agosto de 2010


Entre os brasileiros que aprovam o governo Lula, candidata petista abre 22 pontos de vantagem sobre Serra

Dilma já mostra força em capitais que antes eram redutos de Serra, como São Paulo (37%) e Belo Horizonte (34%)

FERNANDO RODRIGUES
DE BRASÍLIA

Além de ter se isolado à frente na pesquisa Datafolha para presidente, Dilma Rousseff (PT) ampliou entre os eleitores a percepção de que será a vitoriosa em 3 de outubro. Para 49% a petista vencerá, contra 25% que apostam no êxito de José Serra (PSDB). A margem máxima de erro é de dois pontos.
Há 20 dias, 41% achavam que Dilma se elegeria, contra 30% que apontavam Serra.
É comum haver assimetria entre a expectativa de vitória e a intenção de voto. Segundo a pesquisa do Datafolha feita de 9 a 12 deste mês, Dilma tem 41%, e Serra, 33%. A diferença de oito pontos na intenção de voto se converte em 24 pontos quando se trata da expectativa de vitória.
Outro indicador mostra o viés de alta de Dilma. Dos que optam por Dilma, 80% dizem que seu voto a favor da petista está "totalmente decidido" e 19% ainda admitem mudar. Dos eleitores de Serra, 70% estão totalmente decididos e 28% admitem mudar. No eleitorado de Marina, só 59% se dizem decididos.
Esses percentuais indicam que os votos em Marina e em Serra são menos sólidos do que os de Dilma. Essa maior volatilidade entre serristas e marinistas indica haver um potencial para baixas na intenção de votos de ambos.

LULISMO
Encomendada pela Folha e pela Rede Globo, a pesquisa Datafolha revela um crescimento de Dilma após meses de estabilidade entre os eleitores que aprovam Lula.
A intenção de voto de Dilma entre esses lulistas saiu de 43% na pesquisa de 20 a 23 de julho para 49% agora. Já Serra tinha 32% há 20 dias e agora recuou para 27%.
Dilma também já mostra força em capitais importantes, antes redutos serristas. Em Belo Horizonte, há 20 dias, Serra vencia com 41% contra 31% da petista. Agora, Dilma foi a 34% e ele recuou para 32%. O mesmo ocorreu em São Paulo. Ele vencia Dilma por 39% a 34% em julho. Agora, o tucano está com 40% e a petista obteve 37%, situação também de empate.
Nas regiões metropolitanas, Dilma e Serra estavam empatados há 20 dias, cada um com 35%. Agora, ela foi a 40% e ele caiu para 30%.

Nenhum comentário: