quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A massa cheirosa, de perto; o povo de longe


Antes da TV Globo constrangê-lo e obrigá-lo a cumprimentar as pessoas para registrar imagens favoráveis a serem exibidas pelo Jornal Nacional, Serra estava à vontade só com a massa cheirosa, quase toda de blazer e camisa social, trajes absolutamente “condizentes” para circular em Heliópolis, a maior favela de São Paulo, símbolo da (des)administração tucana.

Em volta de Serra não se vê um morador da favela. Apenas correligionários e um batalhão de fotógrafos dos meios de comunicação que tentam salvar sua candidatura. No comando de uma câmera de vídeo, Serra apresenta sua turma. Primeiro, o candidato ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, derrotado por Lula na eleição de 2006 e que também contou com uma enorme ajuda da mídia para chegar ao segundo turno, onde conseguiu a proeza de ter menos votos do que no primeiro. Alckmin aparece com um sorriso sem graça e a típica expressão de picolé de chuchu.

Depois vem Roberto Freire, do PPS. Esse aparece de sorriso franco, de quem trafegou da esquerda para a direita sem o menor pudor. Até Serra comenta a elegância de seus trajes, sugerindo algo mais informal. Ao lado do ex-comunista, está sua assessora de imprensa, a única não política presente que a câmera de Serra faz questão de registrar, elogiando sua beleza. Cuidado Serra para não contrariar sua orientações a seu vice de que amante “tem quer ser uma coisa discreta”.

Em seguida Serra focaliza a vereadora do Rio de Janeiro, Lucinha, candidata a deputada estadual. Lucinha atua na zona oeste do Rio e em maio desse ano o TRE fechou dois de seus cinco centros sociais. Depois, Serra apresenta Fernando Gabeira, que na eleição para prefeito, há dois anos, chamou Lucinha de “analfabeta política” e a acusou de ter “visão suburbana” sobre a instalação de um lixão em um bairro da zona oeste do Rio. Gabeira também parece pouco à vontade com a apresentação e procura sair logo do foco da câmera .

Enfim, um vídeo que revela que a campanha de Serra não vai além de sua turma, a não ser que alguém lhe peça para cumprimentar os pobres.

Abaixo, você vai ver as cenas exibidas pela TV Globo. As únicas cenas de contato com as pessoas foram as que a propria emissora pediu para serra gravas. mas é possível ver que ele anda sozinho, que ninguém vem falar com ele, que ele em nada lembra um candidato que teria, segundo as pesquisas, a metade dos votos do eleitorado paulista.

Brizola Neto Comentários (4)

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: