quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Debate no UOL: Dilma mostrou de novo ser a mais preparada

Debate no UOL: Dilma mostrou de novo ser a mais preparada

FOTO:

18.08.2010

Tranquila, preparada, melhor na forma e no conteúdo. Esses adjetivos resumem a avaliação dos aliados políticos da candidata à Presidência pela coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff, sobre sua participação no primeiro debate dos candidatos ao Palácio do Planalto na Internet, organizado pelo portal UOL e o jornal Folha de S. Paulo.

“Foi muito bom. Sobretudo porque a Dilma saiu-se excelentemente, no conteúdo e na forma”, disse o coordenador do programa de governo da coligação, Marco Aurélio Garcia. Jornalistas da Folha S. Paulo também avaliaram, em entrevistas após o debate, que Dilma mostrou muita segurança.

Já o candidato da oposição, José Serra, deixou perguntas sem respostas. Ele não respondeu aos internautas se pretende manter o modelo de pedágios caros adotados em São Paulo, caso chegue ao comando do país. Também não disse por que está aliado ao DEM e ao PTB. E não explicou por que há índices baixos na Educação paulista, no estado mais rico do país governado pelo PSDB há 16 anos.

Para Garcia, o nervosismo de Serra está na sua caminhada errática desde o início da campanha. “Eu acho que ele está um pouco nervoso. Não gosto de qualificar subjetivamente. Eu acho que ele está pagando um pouco o preço por ter uma conduta errática. Ele tem que decidir se ele é oposição, ou não”, argumentou.

“Ela conseguiu colocar claramente o que vai fazer na educação, no ensino técnico, no tratamento ao câncer e várias outras propostas que ao longo do programa eleitoral vão aparecer com mais detalhes”, salientou o coordenador da área da comunicação da campanha de Dilma, o deputado estadual Rui Falcão (PT-SP).

Diferença de projetos

Ao término do debate, a candidata concedeu uma breve entrevista coletiva e ressaltou mais uma vez a diferença entre os projetos que estão em disputa nessas eleições. “Éramos um país de baixo crescimento, por isso temos que valorizar o alto crescimento. [País] de desigualdade de renda vergonhosa, por isso temos que perseguir a erradicação da pobreza."

Segundo ela, a oposição quer pegar carona na popularidade do governo Lula. "Quem não tem passado, não tem presente e futuro. Temos que aprender com o que fizemos. Eu acho interessante o pessoal que fala mal do governo Lula e coloca na primeira estrofe do seu jingle o nome do presidente Lula. Temos clareza e orgulho do que fizemos.”

A candidata ao Senado por São Paulo, Marta Suplicy, estava animada com a participação de Dilma no debate. “Achei que a Dilma arrasou, foi o melhor debate dela. Ela está muito centrada e firme. Se já estava com uma expectativa de votação grande, a Dilma agora vai deslanchar. Ela está mostrando competência e que a gente pode confiar e que pode administrar o Brasil como presidenta. É uma pessoa muito inteligente e está demonstrando isso”, comentou.

Evitando provocações

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) comparou alguns momentos do debate a uma luta de boxe e disse que Dilma se saiu bem ao evitar as provocações do candidato da oposição. “Marina e Dilma encurralaram José Serra no corner, e ele tentou alfinetar a Dilma e ela soube se defender”, afirmou.

No debate, Dilma respondeu a todas as perguntas feitas pelos internautas e pelos jornalistas do Grupo Folha, até mesmo as mais pessoais, como a do jornalista Rodrigo Flores, que questionou a saúde da petista. Ela disse que está curada e que vai lutar para quebrar o preconceito daqueles que acham que os portadores de câncer vivem de remédios.

A candidata aproveitou a pergunta de caráter pessoal para explicar que criará uma rede de policlínicas especializadas no diagnóstico e no tratamento da doença. "Me considero aqui completamente restabelecida. Duvido que alguém consiga concorrer à presidência com esse tipo de doença”, respondeu.

Categorias:



Do Blog Presidente DILMA.

Nenhum comentário: