segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Banco do Brasil e Bradesco vão atuar com BES na África

Instituições financeiras fecham acordo para criação de holding com banco português para investir no continente africano

O Banco do Brasil e o Bradesco fecharam uma parceria com o Banco Espírito Santo (BES), de Portugal, para atuar na África, anunciaram as instituições na manhã desta segunda-feira.

Os bancos pretende montar uma holding financeira consolidando as operações no continente africano, incluindo a participação já existente do BES na região.

Segundo comunicado, essa holding coordenará os futuros investimentos de aquisição de participação em outros bancos assim como a criação de instituições próprias na África.

"As três instituições financeiras consideram eventual parceria um meio importante para apoiar o movimento de internacionalização das empresas brasileiras e portuguesas e para assistir ao crescente intercâmbio comercial com o referido continente", diz o comunicado do BB.

No comunicado, os bancos não revelam a participação que cada um terá individualmente na nova holding, tampouco traz maiores detalhes de prazos e valores da operação.

O mercado bancário da África é pouco sofisticado na comparação com outros mercados. O maior banco do continente é o sul-africano Standard Bank, que ocupa apenas a 106o posição entre as 1 mil maiores instituições financeiras do mundo, segundo o ranking da revista The Banker.

Tamanho dos bancos

O Banco Espírito Santo tem sede em Lisboa, atua em 18 países em quatro continentes e é o segundo maior banco comercial privado de Portugal, atrás da Caixa Geral de Depósitos.

O Banco do Brasil, controlado pelo governo brasileiro, ocupa a posição de liderança entre os bancos brasileiros. O Bradesco era a maior instituição privada brasileira até a compra do Unibanco pelo Itaú.

Nenhum comentário: