segunda-feira, 9 de agosto de 2010

13 dicas infalíveis para se tornar um troll fodástico

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Já disse anteriormente que os trolls existem desde tempos remotos, estão impregnados por toda a parte, sem que haja uma solução definitiva para acabar com essas pragas virtuais.
No entanto, toda classe que se preze precisa ter um manual de sobrevivência para manter a harmonia do grupo, não adianta tentar resolver as coisas individualmente, para ser um troll fodástico é preciso pensar na coletividade e no bem estar comum.
Pensando nisso resolvi elaborar as dicas abaixo que farão de você um PhD na arte da trollagem:
1 – Tenha uma conta no Orkut, todo troll que se preze é um orkuteiro legítimo;
2 – Participe de todas as comunidades “Eu odeio…” inclusive da Eu odeio trolls;
3 – Comece trollando os blogs inexpressivos para poder ir involuindo, no início frases monossílabas como “babaca” são toleradas;
4 – Leia pouco, afinal troll com vocabulário diversificado é um ultraje à classe;
5 – Como um livro “Como trollar no twitter com eficiência”, apenas para constar, já que como eu disse, troll que se preze não lê;
6 – Depois da 5ª dica você já está apto a criar uma conta no twitter, escolha para bio uma frase de efeito do tipo “Na internet nada se cria, tudo se copia”;
7 – Siga todas as pessoas com mais de 1.000 seguidores no twitter, isso é importante porque pessoa com poucos seguidores não atrai visibilidade;
8 – É de suma importância dizer: quem é esse babaca do @Cardoso? Embora você saiba perfeitamente quem é, tentar irritá-lo para ganhar visibilidade é uma praxe;
9 – Acesse todos os metablogs possíveis e descarrega sua ira no autor que não coloca legenda nas imagens explicativas;
10 – Nunca desista de suas vítimas, se foi ignorado por alguém, tente com outros até conseguir irritá-lo, todo troll é um persistente nato;
11 – Se você tentar sem sucesso irritar alguém, parta para a ignorância, fale que se encontrar sua vítima na rua vai quebrar todos os dentes dele;
12 – Na hora de comentar nos blogs, use sempre a opção anônimo, caso o blog não disponibilize essa opção, crie uma conta fictícia, o anonimato é uma marca registrada na trollagem;
13 – Faça um revezamento no processo de trollagem, intercalando trollagens no twitter com trollagens nos blogs.
Seguindo a risca as dicas acima você rapidamente será conhecido em toda blogosfera e twitosfera, embora sua ação sempre seja lembrada como trollagem e você como troll, não se desespere por continuar no anonimato, um dia quem sabe você recebe um RT no twitter.
Nota: se você se considera um troll letrado com um vocabulário mais apurado, embora isso seja uma desonra à classe, essa figura existe. Ignore as dicas de 1 a 5.
A título de esclarecimento: troll letrado normalmente são pessoas frustradas, que não conseguem ter visibilidade com o que fazem e escolhem como opção tentar irritar as pessoas que possuem um blog mais expressivo, afinal, a inveja também é uma forma de trollagem, e, diga-se de passagem, a pior forma existente.
Para saber o que é um troll:
Um troll , na gíria da internet, designa uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão, provocar e enfurecer as pessoas envolvidas nelas. O termo surgiu na Usenet, derivado da expressão trolling for suckers (lançando a isca para os trouxas), identificado e atribuído ao(s) causador(es) das sistemáticas flamewars e não os trolls, criaturas tidas como monstruosas no folclore escandinavo.
O comportamento do troll pode ser encarado como um teste de ruptura da etiqueta, uma mais-valia das sociedades civilizadas. Perante as provocações insistentes, as vítimas podem (ou não) perder a conduta civilizada e envolver-se em agressões pessoais. Porém, independentemente da reação das vítimas da trollagem, o comportamento do troll continua sendo prejudicial ao fórum, pois o debate ou degenera em bate-boca ou prossegue sendo vandalizado pelo troll enquanto este tiver paciência ou interesse de atuar.
Há várias sistemáticas desenvolvidas por trolls para atuar num fórum de Internet, entre elas:
  • Jogar a isca e sair correndo: consiste em postar uma mensagem de polêmica grande já esperando uma grande reação de cadeia e flame war. Porém o troll não se envolve mais na discussão, some após a mensagem original e se diverte com a repercussão. Uma forma mais branda é postar noticias polêmicas (às vezes mensagens não-verídicas) só para observar a reação da comunidade.
  • Induzir a baixar o nível: alguns trolls testam a paciência dos interlocutores, induzem e persuadem a pessoa a perder o bom senso na discussão e apelar para baixaria e xingamentos. Com isso, o troll "queima o filme", consegue que a pessoa se auto-difame na comunidade por ter descido a um nível tão baixo.
  • Repetição de falácias: outro método usado que induz ao cansaço, aqui o troll repete seu conjunto de falácias até que leve seu interlocutor à exaustão, alegando depois ter vencido a discussão após o abandono do oponente.
  • Desfile intelectual: um troll pode ter um bom nível intelectual, vocabulário sofisticado diante de outros discursantes, desfilar referências e contradizer os argumentos dos rivais por conhecimento e pesquisa, muitas vezes expondo ao ridículo e questionando sua formação intelectual.
  • Transferir culpa: é muito comum também um troll acusar sua vítima de ser um troll para tirar de si a identificação como tal, abrindo caminho para alternativas anteriores.

Nenhum comentário: