quinta-feira, 30 de julho de 2009

O refúgio dos canalhas


Copiado do Blog CIDADANIA.COM, do Eduardo Guimarães, que está em Minhas Notícias e em Meus Favoritos.

Visitem este Blog.
Saraiva


Crônica política
O refúgio dos canalhas

Atualizado às 12h02m de 29 de julho de 2009

Criou-se uma situação deveras interessante hoje no Brasil. Confesso que devo reconhecer a criatividade e a esperteza desse pessoal, o que não quer dizer que tais “atributos” redundem, necessariamente, no resultado pretendido por seus detentores.
A estratégia é muito simples: pegam-se políticos que estão sempre à disposição da governabilidade. Num sistema político como o nosso, governo nenhum faz nada sem maioria no Legislativo, ou seja, sem eles.
Chega a ser piada que alguns digam que, para não se aproximar desse tipo de político, deve-se manter distância dos partidos deles e dar um jeito de governar em minoria. Fico a imaginar o PSDB governando sem o PMDB, deixando ele se aliar à oposição agora petista.
Então, pega-se esse monte de gente enrolada do PMDB e coloca-se à luz do dia – aparece tudo e mais um pouco. Em seguida, expõe-se a deformidade, sob holofotes, à execração pública, como foi feito com o deputado que “se lixou”, com o do “castelo” e, agora, com o senador do bigode.
Ora, como ficar ao lado de gente assim, pensam os autores da esperteza. Enquanto iluminam o lixo do lado de lá, o do lado de cá fica confortável, refestelado no refúgio em que a oposição a Lula se tornou para os canalhas de todas as cepas.
O mais curioso dessa estratégia tão aparentemente avassaladora é que ela não tem impedido que o lixo que escolhe o lado (vamos dizer assim) “errado”, acabe se reelegendo, até por conta da banalização das denúncias e da seletividade delas.
E, no fim das contas, é bom que o lixo se acumule todo nesse refúgio para canalhas em que se converteu a oposição ao governo Lula. Ao dizer aos canalhas que se ficarem do lado “certo” não serão incomodados, a mídia acaba limpando o outro lado.


Pesquisas Frias no forno


Mais um indício de que é correta a denúncia que fiz aqui no fim de semana passado de que PSDB, PFL, Folha, Globo e Abril preparam pesquisa falsa contra Lula e Dilma.

Coluna Painel - Folha de São Paulo - 29 de julho de 2009

Picadeiro.
Alheio às ameaças do PMDB, o comando tucano avalia que o simples circo que se formará no Conselho de Ética na semana que vem já basta para desgastar Lula e Dilma Rousseff, que, segundo pesquisas em poder do partido, teriam se queimado ao blindar Sarney.


O PT ‘aloprado’


Não acreditem quando a mídia diz que o ataque dela e da oposição a Sarney – e, agora, ao PMDB, que, como partido, ensaia reação contra o PSDB – “colocará em risco” o apoio peemedebista a Dilma Rousseff no ano que vem.
Se o PT tiver juízo e ficar na dele, se parar de ficar se oferecendo em sacrifício à mídia ao dar a ela e à oposição um controle oposicionista do Senado que a própria mídia já diz que haveria se Sarney caísse, a aliança do governo Lula com o PMDB ficará cada vez mais forte.
Ou vocês acham que, se a oposição conseguir convencer Sarney a renunciar valendo-se do controle oposicionista da mídia, o PMDB, ainda por cima, trabalhará para consolidar a vitória de quem o atacou ao romper com Lula?
Uma coisa os peemedebistas, em enorme maioria, já entenderam: o lado em que devem ficar no ano que vem. Ao se tornar alvo do velho esquema anti-Lula e anti-PT simplesmente por estar do lado deles, o PMDB já enxerga a necessidade de derrotar esse esquema.
Claro que sempre haverá a possibilidade de os peemedebistas sentirem-se tão acuados que julguem a rendição a melhor saída. Contudo, também abririam mão dos tão desejados cargos na administração federal até 2011.
E tudo isso para que? Por um esquema que não se sabe se será forte o suficiente para eleger Serra contra a candidata de um presidente que conduz o país que primeiro está saindo da crise no mundo? Parece-me uma aposta daquelas que o PMDB não faz.
O jogo é intrincado. Ambos os lados (mídia e oposição contra o governo Lula e o PT) estão apostando todas as suas fichas na questão da Presidência do Senado. E ambos podem colher uma grande vitória ou uma grave derrota.
O PT tem que escolher entre ser deixado em paz por algum tempo pela mídia e a manutenção do governo brasileiro. Entregar a cabeça de Sarney não lhe renderá nada mais do que alguns dias de sossego, até a nova crise.
Se não ceder e ajudar o PMDB a reagir, coloca o PSDB no banco dos réus contiguo ao de Sarney. A maioria governista pode dar um belo troco nessa aliança inaceitável entre mídia e oposição.
O grande problema é fazer gente como os petistas aloprados de São Paulo entenderem que precisam parar de ajudar a oposição e que não precisam fazer nada mais além de não atrapalharem mais o Brasil do que vêm atrapalhando nesses anos todos, com “mensalões”, dólares na cueca etc.
Esse grupo do senador Mercadante é o mais tonto do PT. Aliás, o PT paulista é completamente tonto. Ano passado, inventaram de tentar vencer os preconceituosos usando o preconceito contra Kassab. No ano anterior, o PT de São Paulo tentou vencer os denuncistas tucano-pefelês-midiáticos com denúncia forjada como as deles.
A maioria esmagadora do PT é formada de gente séria, idealista, mas essa turma aloprada é um peso insuportável para o partido, que deveria discutir com seriedade uma forma de impedi-la de continuar praticando suicídio coletivo.
Escrito por Eduardo Guimarães às 23h07[(81) Opiniões - clique aqui para opinar] [envie esta mensagem]

Nenhum comentário: