sábado, 11 de julho de 2009

AVISO - Seminário sobre o Pré-sal.

Copiado do Blog DE UM SEM-MÍDIA, do amigo Carlos Augusto Dória, que está em Minhas Notícias e em Meus Favoritos.
Visitem este Blog.
Saraiva
AVISO - Seminário sobre o Pré-sal.
DIA 15/07: SEMINÁRIO "PETRÓLEO/PRÉ-SAL: A ÚLTIMA E GEOPOLÍTICA NACIONAL", NO CLUBE MILITARO Clube Militar convida a todos para o Seminário “Petróleo/Pré-Sal: A Última Fronteira e Geopolítica Nacional”, com os diretores da AEPET, o engenheiro Fernando Leite Siqueira (Presidente) e o geofísico João Victor Campos (Cultural). Data, Hora e Local: dia 15 de julho, próximo, às 15 horas, no Clube Militar – Salão Nobre, 5º andar, Av. Rio Branco, 251 – Centro – Rio de Janeiro-RJ. Traje: Esporte Fino. Os organizadores pedem a confirmação da presença. (21) 3125-8304 e 3125-8314 – comsocial@clubemilitar.com.br.
Postado por BLOG DE UM SEM-MÍDIA às 09:49 0 comentários

Um comentário:

WLADMIR COELHO disse...

CUIDADO COM O LOBÃO (2)
Ministro Lobão, com apoio de Lula e Dilma, pretende acabar com a PETROBRAS única empresa brasileira que pode nos retirar da
situação secular de colônia.



PETROBRAS AMEAÇADA
PRECISAMOS REAGIR


Wladmir Coelho
Mestre em Direito e Historiador

No último dia 15 de julho o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou as notí-cias das ações contra a PETROBRAS: O governo vai entregar o pré-sal aos oligopólios internacio-nais através de um ato matreiro recheado de marketing social e político.
O discurso do senhor Lobão para uma imprensa dócil, que confunde ou busca confundir um discurso ideológico como razão ou verdade absoluta, segue a cartilha do decadente modelo regula-tório fundamentado na fórmula de entrega do bem econômico petróleo às empresas privadas diante da alegada incompetência do Estado (em função da crise mundial estas empresas petrolíferas encon-tram-se ligadas diretamente ao governo dos EUA conforme denunciamos em: (http://www.odebate.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=10464&Itemid=28) mantendo- deste modo- nossa tradição colonial fantasiada – por obra e graça dos marqueteiros e grande imprensa – de redenção nacional através da criação de um fundo (ainda sem nome, sem re-cursos definidos) para educação e saúde.
Excluindo o discurso ideológico do governo e grande imprensa temos na prática o enfraque-cimento da Petrobras através da criação de uma empresa para entregar o pré-sal aos oligopólios considerando as características do contrato de risco compartilhado. Observem que neste modelo quando aumenta o risco torna-se maior o percentual da empresa nos valores embolsados e tratando-se do pré-sal iniciaram-se – de forma conveniente - as notícias de existência de poços secos em San-tos fator que alarga os “riscos” de exploração. O Brasil, vencendo a proposta do governo, vai conti-nuar sua prática de exportação de matéria prima através de empresas internacionais (olho na estra-nha e ainda não totalmente esclarecida negociação com a China, voltaremos ao tema) e verificando a situação dos países que adotaram tais práticas com o petróleo não será difícil prever o futuro.
O presidente Lula comete um erro histórico ao conduzir ideologicamente a questão do pré-sal, pois somente os Estados Unidos conseguiram utilizar para o seu desenvolvimento os recursos do petróleo através da exploração privada e neste ponto devemos lembrar que este país foi pioneiro na indústria petrolífera utilizando para este fim capital nacional. Quanto aos demais produtores do “ouro negro” a utilização em beneficio de sua população somente ocorreu após a estatização da produção e neste caso devemos incluir a Noruega (http://www.correiocidadania.com.br/content/view/2227/ ) cujo exemplo é deturpado através dos membros do governo como forma de justificar a política entreguista em marcha.

http://politicaeconomicadopetroleo.blogspot.com/