quinta-feira, 18 de junho de 2009

Enfim a siderúrgica


Copiado do Blog DILMA PRESIDENTE, que está em Minhas Notícias e em Meus Favoritos.

Visitem este Blog.
Saraiva

Enfim a siderúrgica
Da canetada coletiva no Palácio Iracema ao canteiro de obras no Pecém. O diretor da Vale, Aristides Corbelinni, afirmou ontem que as obras da siderúrgica começam ainda este anoDalviane Pires da Redação18 Jun 2009 - 01h28minO dia de ontem foi mais um dia histórico entre tantos outros dias históricos quando se trata dos grandes empreendimentos há muito prometidos para o Ceará. Durante a cerimônia de assinatura do memorando de entendimento entre o Governo do Estado e os sócios da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), o diretor de siderurgia da Vale do Rio Doce, Aristides Corbelinni, afirmou que as obras da siderúrgica no Complexo Industrial do Pecém vão começar ainda este ano. A notícia, inesperada para o público que lotava o auditório do Palácio Iracema, foi seguida de aplausos. A Vale é sócia da coreana Dongkuk na CSP, projeto com investimentos na ordem de US$ 4 bilhões, já na primeira fase. A usina terá capacidade de produzir de três a seis bilhões de toneladas de placas de aço por ano. Tudo voltado para a exportação. “A Vale e a Dounkuk trabalham com a meta de começar as obras da siderúrgica ainda este ano. A verdade é que o Ceará está preparado”, afirmou Corbelinni, que, ao final da cerimônia, se recusou a conversar com os jornalistas.
O apoio de Dilma
Não por acaso, a assinatura do memorando coincidiu com a presença da ministra Dilma Rousseff ao Estado. Em agosto do ano passado, acompanhando o presidente Lula na inauguração do terminal de regaseificação da Petrobras no Pecém, a ministra afirmou que a siderúrgica passara a ser uma determinação do próprio presidente. Ontem ela repetiu o discurso. “É determinação do presidente Lula para que saiam siderúrgicas no Brasil, porque o presidente acha inadequado a gente tirar minério do solo brasileiro e não agregar valor a ele”, disse. A ministra relembrou projetos anteriores de siderúrgicas para o Ceará que nunca saíram do papel e atribuiu ao governador Cid Gomes o mérito de o projeto da CSP já ter meta para ser executado. Cid também relembrou projetos de siderúrgicas nunca executados, referindo-se à década de 60, no governo de Virgílio Távora. “Juro que tudo que o eu mais queria era estar no dia 31 de dezembro lá no São Gonçalo do Amarante vendo as obras de fato”. Que não seja mais um sonho.
- No palco do auditório do Palácio Iracema, a sensação de que havia gente demais para espaço de menos. Todos queriam ficar pertinho da ministra. - Durante a exibição do hino do Estado do Ceará, só o governador Cid Gomes arriscava a letra cantando baixinho. Quando acabou, Dilma olhou para Cid e cochichou “hino bonito!”. - Em seu discurso, Cid afirmou que está de “conversa de pé de ouvido” com o presidente Lula para viabilizar uma montadora para o Ceará.
NÚMEROS
US$ 4 BILHÕES É O INVESTIMENTO PREVISTO PARA A COMPANHIA SIDERÚRGICA DO PECÉM
15 MIL EMPREGOS DIRETOS DEVEM SER GERADOS NA FASE DE CONSTRUÇÃO DA SIDERÚRGICA
3 A 6 TONELADAS DE PLACAS DE AÇO DEVE SER A PRODUÇÃO ANUAL DA CSP
Fonte. O Povo Online
Postado por Jussara Seixas às Quinta-feira, Junho 18, 2009 0 comentários Links para esta postagem

Nenhum comentário: