quinta-feira, 25 de junho de 2009

Ditadura da hipocrisia


Matéria copiada do Blog CIDADANIA.COM, do Eduardo Guimarães, que está em Minhas Notícias e em Meus Favoritos.

Visitem este Blog.
Saraiva


Crônica política
Ditadura da hipocrisia

Atualizado às 11h06m de 25 de junho de 2009

O Congresso Nacional está paralisado há meses por “crises” que só ganharam a dimensão que ganharam porque, de forma inédita na história deste país, a mídia resolveu começar a bater todo dia em práticas congressuais que acontecem há décadas e que nunca meio de comunicação nenhum se interessou em investigar.
A prática que gerou recentemente o “escândalo” das passagens aéreas e que paralisou a Câmara dos Deputados atravessou 40 anos sem nunca ter incomodado os meios de comunicação.
Os tais “atos secretos” do Senado acontecem há pelo menos 15 anos e praticamente todos os senadores têm alguma relação com eles. Alguns dos envolvidos, como os pefelistas Heráclito Fortes, Demóstenes Torres e Agripino Maia, aparecem nas tevês dando lições de moral em José Sarney, vejam só.
Nunca antes na história deste país ousaram cobrar do Congresso qualquer das práticas que temos visto. Antonio Carlos Magalhães, que ninguém diria melhor do que Sarney, enquanto foi ministro dele e distribuía favores à Globo e companhia, recebia da mídia tratamento de “estadista”. É só resgatar as edições antigas de jornal para constatar.
E, se você denuncia essa hipocrisia toda, está defendendo Sarney, o indefensável. Para mim, porém, não sei se Sarney é o capeta como estão pintando ou se é apenas mais um oligarca de um tipo que pode ser encontrado à farta no Congresso.
Vejam só o ACM “grampinho” Neto. Herdeiro de uma oligarquia nordestina truculenta, representante de uma casta baiana acusada dos piores crimes que se possa conceber, e ninguém o trata como maldito. Aliás, nem Sarney jamais foi atacado desta forma.
A mídia “descobriu” Sarney porque ele é presidente do Senado e porque é fácil usar tudo que se falou sempre pelos cantos contra ele para tentar diminuir ainda mais a já escassa maioria governista no Senado derrubando-o.
Agora, sair atacando Sarney enquanto se tolera a hipocrisia retórica de um Agripino Maia ou de um “grampinho” ou até de um Demóstenes Torres, envolvido neste escândalo em particular e que fica dando shows de indignação, é de matar.
Isto aqui não é defesa de Sarney coisíssima nenhuma. Querem depor Sarney? Provem as acusações contra ele e deponham-no. Ele é oligarca? Claro que é, como tantos outros que o atacam. Ora, se querem continuar atacando Sarney, ataquem. Mas tenham vergonha na cara e não se esqueçam dos outros.
Aliás, aqui vai um novo bordão quentinho pra vocês: dar ao roto o direito de falar do remendado é no mínimo ser tão “rasgado” quanto qualquer um dos dois.

O bom assédio da mídia

E querem saber? Acho até bom o que está acontecendo com esse assédio da mídia à parte do Congresso que lhe interessa e ao governo Lula. Sempre digo que Lula se supera porque é o mais fiscalizado da história.
Ter o PT no poder é garantia de fiscalização pela imprensa. O que é perigoso é ter o PSDB ou o PFL no poder, como acontece, respectivamente, no Estado de São Paulo e na capital paulista.
Aqui, em minha cidade e em meu Estado, a imprensa simplesmente não fiscaliza nem o governo do Estado nem a administração municipal.
Na última contagem, havia mais de setenta pedidos de CPI contra o governo do Estado na Assembléia Legislativa paulista e nenhum deles foi aprovado por obstrução da bancada governista.
Na cidade de São Paulo, o prefeito, apesar de avisado muito antes, permitiu que empresas que servem merenda escolar às crianças da rede pública fornecessem comida estragada e racionada.
Os escândalos da Alstom ou da compra sem licitação de livros de baixa qualidade da editora Abril simplesmente não aparecem na imprensa paulista. São Paulo é uma caixa-preta. O único Estado e a única grande capital imunes a fiscalização da imprensa.
Do que se conclui que o melhor mesmo é votar no PT, porque os governos petistas são mantidos sob rédea curta, enquanto que seus adversários têm licença para corrupção.
Escrito por Eduardo Guimarães às 10h34[(39) Opiniões - clique aqui para opinar] [envie esta mensagem]

Nenhum comentário: