terça-feira, 9 de junho de 2009

Associação de jornais comete 'barriga' ao condenar Petrobras


Copiado do Blog BRASIL! BRASIL!, do Nogueira Jr., que está em Minhas Notícias e em Meus Favoritos.

Visitem este Blog.
Saraiva

"A Associação Nacional de Jornais (ANJ) --entidade que defende os interesses da grande imprensa-- cometeu o que no jargão jornalístico se denomina ''barriga'', ao emitir uma nota condenando as supostas ''ameaças'' que a Petrobras estaria fazendo a veículos de imprensa e jornalistas. Em nota de reposta, a Petrobras esclarece que o trecho citado pela ANJ faz parte uma mensagem de segurança padrão e automática no pé dos e-mails encaminhados pela empresa, semelhante àquelas que até mesmo jornalistas da grande imprensa usam.
Vermelho.org
A Petrobras também rechaça a acusação de quebra de ''confidencialidade e sigilo'' por parte do blog Fatos e Dados, que a empresa criou para prestar esclarecimentos à sociedade. ''Não há compromisso semelhante de confidencialidade e sigilo da fonte para o jornalista, pois isso limitaria o próprio caráter público e aberto da informação'', esclarece a Petrobras, dando uma verdadeira lição de jornalismo e transparência para a mídia, que parece estar muito incomodada com o blog.
Em outra nota, publicada no domingo (7), a Petrobras já havia respondido a uma matéria publicada pelo jornal O Globo que também condenava o blog Fatos e Dados, qualificando-o como um instrumento criado para ''vazar informações obtidas por jornalistas que investigam indícios de irregularidades nos negócios da estatal''.
Em sua nota, a companhia petrolífera reafirma que a relação entre a Petrobras e os veículos de comunicação que a interpelam é essencialmente pública e que ''neste contexto não há espaço para informação sigilosa, como o verbo 'vazar' utilizado no título (da matéria do jornal O Globo) pressupõe''. ''Tanto as respostas da Petrobras são públicas quanto as perguntas dos repórteres também o são, ou deveriam ser'', diz a nota.
O documento reforça ainda que a iniciativa de criar o blog Fatos e Dados ''é um marco na construção de novas pontes de comunicação com os públicos de relacionamento da companhia em uma nova era de circulação de informação digital em tempo real''.Matéria Completa, ::Aqui::
Enviada por: Nogueira Jr. / 02:03 0 Comentários

var addthis_pub = 'anfenoju';
* , ,

Nenhum comentário: