sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Tarso Genro corrige Merval: Boxeadores pediram para voltar


Matéria copiada do Blog do MELLO, que está em Minhas Últimas Notícias e em Meus Favoritos.

Acessem, ou melhor, VISITEM ESTE EXCELENTE BLOG.

Neste Blog VOCÊS PODEM CONFIAR.

Um abraço Mello.

Saraiva
Tarso Genro corrige Merval: Boxeadores pediram para voltar
Posted: 29 Jan 2009 07:14 AM CST

Em sua coluna de hoje, Merval Pereira abre espaço para o ministro Tarso Genro corrigir informação errada de sua coluna de anteontem, e que eu havia denunciado aqui. Eis o trecho da coluna de Merval com a intervenção do ministro:
Recebi do Ministro da Justiça, Tarso Genro, a seguinte mensagem: "Lendo tua coluna de do dia 27 último, verifico comentário sobre os dois boxeadores cubanos que deixaram a delegação do Pan. Estás correto ao lembrar que um deles finalmente conseguiu viver na Alemanha. Mas equivocado quando afirmas que "entreguei" os dois atletas a Cuba. À época do Pan, ambos deixaram a delegação justamente com a promessa de viver na Alemanha. Ficaram alguns dias em uma pequena praia do Rio, sem que o empresário que os procurara fizesse qualquer contato.
"Desiludidos, pediram a um pescador local que fizesse contato com a polícia, que os levou à Polícia Federal. Lá foram ouvidos por duas vezes, com o acompanhamento de advogado representante da OAB-RJ e de um procurador do Ministério Público do Rio.
"Nos dois depoimentos, afirmaram o desejo de volta a Cuba. Foi-lhes oferecido asilo, que recusaram. Tudo está registrado em documentação da Polícia Federal. Mas quero lembrar outros dois fatos: um treinador de handball (Rafael Capote) e um ciclista (Michel Fernandez Garcia) também deixaram a delegação cubana no Pan. Pediram refúgio no Comitê Nacional para os Refugiados, o que foi concedido.
"Mais recentemente, quatro músicos de um grupo cubano que se apresentava no Brasil também pediram refúgio no Conare. Hoje vivem em Recife. Naturalmente, a Embaixada de Cuba protestou, o que não impediu que mantivéssemos a decisão. E outra informação: há 123 cubanos vivendo no Brasil, sob refúgio político.
"Portanto, não posso concordar com tua afirmação, de que o governo brasileiro adotou ‘uma atitude ignóbil, tão marcada de ideologia que não merece discussão sobre soberania brasileira’.
"Mais recentemente, já no governo Sarkozy, a França negou a extradição para a Itália da ex-brigadista Marina Petrella. Sem clamores por parte de seu país de origem. Finalmente, reitero: o que me levou a conceder refúgio a Cesare Battisti foi reconhecer que havia fundado temor de perseguição política, conforme preceitua a lei brasileira."
Merval podia aproveitar e repassar a informação para seu colega de O Globo Ancelmo Góes, que em sua coluna de hoje repete a mesma baboseira a respeito dos boxeadores cubanos.
É incrível como jornalistas de O Globo (e dos jornalões em geral) teimam em se comportar como os três macaquinhos aí de cima.
Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Não deixe de visitar o blog, onde você vai encontrar vídeos,informações de outras fontes, dicas, etc. - e também para deixar seu comentário.Permitida a reprodução para fins não comerciais, desde que a fonte seja citada.

Nenhum comentário: