domingo, 18 de janeiro de 2009

Pesquisa aponta que avanço do ecoturismo ignora educação ambiental.

Agora uma matéria, mas também copiada do Blog Brasil! Brasil!, do Nogueira Jr.
Acessem este Blog.
Obrigado.
Saraiva
Pesquisa aponta que avanço do ecoturismo ignora educação ambiental
“O mercado do ecoturismo no Brasil movimentou cerca de R$ 495,1 milhões só no ano passado e os números da prática crescem até 30% ao ano no mundo. No entanto, estudo revela que o ecoturismo é pouco utilizado para o desenvolvimento da consciência ambientalista. Para o pesquisador da Universidade de São Paulo, Hélio Hintze, a prática produz uma subjetividade consumista e se mostra cada vez mais semelhante ao turismo convencional e distante do exercício de conservação do patrimônio natural. “O uso mercadológico do ‘eco’ atua como uma nova roupagem para o que ainda pode ser antigo”, alerta.
O ecoturismo é percebido pelos seus adeptos como uma forma de praticar turismo em pequena escala, na qual a oferta de uma infra-estrutura de apoio sofisticada é um dado menos relevante. Para outros, a prática é definida como um estado ideal de um turismo que minimiza o seu próprio impacto ambiental, desenvolve o respeito cultural e patrocina a conservação do meio ambiente por meio de projetos que promovam igualdade social e redução da pobreza em comunidades locais.
De acordo Hintze, doutor em ecologia aplicada e autor da dissertação de mestrado “Ecoturismo na Cultura de Consumo: possibilidade de educação ambiental ou espetáculo?”, a utilização do prefixo “eco” funciona como um sedativo para a consciência das classes médias. “Tudo agora é ‘eco’. Por exemplo, automóveis e postos de gasolina ecológicos, ecoresorts, ecoempreendimentos, programas de ecoeficiência em empresas de diversos ramos utilizam-se desta estratégia de marketing. Ser ecologicamente correto está definitivamente na moda”, afirma o pesquisador.”Milton Júnior, Contas AbertasMatéria Completa, ::Aqui::
Enviada por: Nogueira Jr. / 02:50 0 Comentários Link

var addthis_pub = 'anfenoju';
* ,

Nenhum comentário: