segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Dificuldades não afetam planos para o Brasil, diz presidente mundial da GM.

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Saraiva

Dificuldades não afetam planos para o Brasil, diz presidente mundial da GM
by Helena ™ · 0 comments
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O presidente mundial da General Motors, Rick Wagoner, admite que vai ter muito trabalho até 1º de março. A data encerra o prazo dado pelo governo americano para que GM e Chrysler apresentem projetos de reestruturação que façam jus à ajuda financeira com dinheiro público.Segundo Wagoner, vários grupo de trabalho foram montados. Uma parte do plano é reduzir o número de concessionários na América do Norte. "O salão do automóvel de Detroit não é uma resposta ao governo, mas sim uma oportunidade de mostrarmos o que podemos fazer", disse Wagoner em meio a uma tumultuada entrevista improvisada por parte dos milhares de jornalistas que se aglomeraram no estande da GM no primeiro dia de apresentação do salão de Detroit, ontem.A exigência do governo para que as empresas socorridas façam uma reestruturação surgiu até como forma de forçar a indústria americana a acelerar os projetos de veículos mais econômicos e menos agressivos ao ambiente. O próprio presidente da GM admite isso. "A reestruturação trouxe outro desafio para nós", disse. "Se compararmos o que oferecemos hoje com o que tínhamos em 2005 veremos quantas mudanças [ocorreram]".Segundo o executivo, os US$ 13,4 bilhões que o governo americano deve liberar para ajudar a GM a sair do aperto financeiro é um volume de recursos "bastante consistente". A Chrysler receberá outros US$ 4 bilhões. A Ford dispensou a ajuda do governo americano.Os problemas que a GM encontra nos Estados Unidos não vão alterar os planos de investimentos no Brasil, segundo Wagoner. "O time brasileiro é bastante criativo", disse.A apresentação dos carros da GM no salão, ontem, ganhou força política. A governadora do Estado de Michigan, Jennifer Granholm, apareceu andando atrás daquele que será o primeiro carro elétrico produzido em massa pela GM a partir do fim do próximo ano, o Volt. Desfilando junto com o veículo, a governadora empunhava um cartaz com os dizeres "Here to stay" (aqui para ficar).A mesma frase e outras fazendo a propaganda do carro elétrico apareceram no salão de Detroit em cartazes erguidos por um grupo de trabalhadores e concessionários convidados pela GM para tentar mostrar a vontade que a companhia tem para se reerguer.O grupo se enfileirou em uma espécie de passarela para aplaudir o desfile de carros que não usarão mais gasolina num futuro próximo.A estratégia de levar os funcionários para exibir os carros também foi repetida pela Ford, que fez a sua apresentação no Cobo Hall, uma espécie de arena existente ao lado do espaço para a feira.A crise está estampada no salão de Detroit. As apresentações deste ano são bem mais modestas, sem o tradicional glamour dos shows que cercavam os lançamentos e os projetos de futuros carros em anos anteriores.Não se vê em Detroit este ano nenhum veículo quebrando as paredes envidraçadas do pavilhão de exposições, como fez a Chrysler em 2007. Nem mesmo o desfile de bois e vacas que surgiram no meio da rua, no ano passado, durante a apresentação de uma nova picape, também da Chrysler.A feira deste ano passa a impressão de que acabou acontecendo simplesmente porque já estava no calendário ou porque os fabricantes americanos queriam evitar o ar de derrota. O espaço entre estandes está muito maior, já que sete grandes marcas, como Nissan, Ferrari e Porsche não compareceram ao evento.O carro elétrico é, porém, a grande vedete. A GM, que promete colocar no mercado americano o seu primeiro veículo movido a eletricidade no fim de 2010, apresentou ontem o projeto de um luxuoso Cadillac sobre a mesma plataforma. Bill Ford, o presidente do conselho da Ford, disse que a empresa fechou um acordo com duas localidades - a cidade de Chongqing, na China, e o Estado do Colorado, nos Estados Unidos - para experimentar os seus primeiros elétricos.A Mercedes-Benz também tem um projeto em Londres para experimentar várias unidades da versão elétrica do modelo ultra compacto Smart.
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